No IFRN em João Câmara-RN dia 15 de Abril foi realizado Seminário sobre Serviço de Inspeção Municipal pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos - representada pelo secretário de de Agricultura- Tico Melo com a proposta de criação do -SIM - selo que controla a qualidade de produto de origem animal; queijos,ovos mel,doces e embutidos cárneos monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, higiene e local certificando assim com o selo de garantia.
A Diretora da 4ª DRAE participou da mesa de abertura do seminário e tem articulado com Emater , Secretários de Agriculturas e Agricultores Familiares para que haja a criação deste selo e assim tanto a população e todos os agricultores da região do Mato Grande sejam beneficiados em comercializar seus produtos para as escolas do estado do RN que fazem parte de sua jurisdição para que possam atingir no minimo os 30%( recurso financeiro repassado pelo FNDE no âmbito do PNAE que deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do empreendedor rural ou de suas organizações conforme o art. 14 da lei nº 11947/2009).
DÁRIO -MDA
Esteve presente neste evento o representante da Emater de João Câmara- Dorgival e de vários municípios , agricultores familiares: Associação de Mulheres Girassol, Agricultores do Modelo I e II, Cláudio Bandeira na produção do mel, a Coordenadora do pólo de Tilápia do Mato Grande- Nivânia, Secretários Municipais de Agricultura, Vereadores : Hoderlin e Mauricio , Francisco Matias (presidente do Sindicato Rural), Katian (FOMARG), o Professor Deuzimar Brasil da UFRN.
Nutricionista e Diretora da 4ªDRAE
PROFESSOR DEUZIMAR BRASIL -UFRN
Primeiro passo a ser tomado: Aprovação de um projeto de lei na Câmara dos Vereadores acompanhado pela respectiva sanção do executivo municipal. É necessário também ter os critérios e requisitos para a implantação do SIM: Infraestrutura administrativa, Auxiliar de Inspeção, Médico Veterinário, e administrativo, Estrutura física, Sistemas de Informações , Veículos e Laboratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário