quinta-feira, 23 de abril de 2015

AGRICULTURA FAMILIAR

A DIRETORA JOSANE DA 4ª DRAE JUNTO ESTEVE VISITANDO NO DIA 22/04/2015 A AGROVILA CANUDOS NO ASSENTAMENTO ROSÁRIO EM CEARA-MIRIM RN COM PLANTIOS DIVERSOS DE : BANANA, MAMÃO, BATATA, MACAXEIRA, JERIMUM, COCO , MANGABEIRAS, E  TAMBÉM COM CRIAÇÃO DE TILÁPIAS.
O INTERESSE DA 4ª DRAE NESTE CONTEXTO É DE SUMA IMPORTÂNCIA EM REFORÇAR AQUISIÇÃO NO MINIMO  30% DA MERENDA ESCOLAR E QUE SEJA COMPRADA DIRETAMENTE DE AGRICULTORES FAMILIARES, SEM LICITAÇÃO NAS ESCOLAS DE SUA JURISDIÇÃO ATENDENDO AS NORMAS DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA, FISCAL E SANITÁRIA.
 Agricultura familiar ganhou um novo mercado de comercialização. Isso aconteceu graças ao incentivo da lei, nº 11.947/209. 

Os recursos são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), repassados ao PNAE 

  A agrovila Canudos, inserida no Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Rosário, com uma área total de 1.550 hectares. Estando localizada no município de Ceará Mirim, no Estado do Rio Grande do Norte.

A COOPERATIVA ESTÁ MUDANDO DE REGISTRO DE COPEC- COOPERATIVA DOS PRODUTORES DE CANUDOS PARA COPEMAG- COOPERATIVA DOS PRODUTORES DO MATO GRANDE E CONTA COM VEÍCULOS PARA O TRANSPORTE DAS FRUTAS E LEGUMES. ESTÃO PRONTOS PARA ATENDER A MERENDA ESCOLAR DAS ESCOLAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS.
Tal empresa propôs às famílias assentadas na agrovila Canudos a parceria na produção de mamão, e  estão organizadas em uma cooperativa - Cooperativa dos Produtores de Canudos (COPEC), 


PRESIDENTE DA COPEC- FRANCISCO DE ASSIS SOUZA- (CHICO) MORADOR DO ASSENTAMENTO MODELO I-  CEL- 8746-0164
VICE PRESIDENTE: CLAILMA VENTURA DO NASCIMENTO- MORADORA DO ASSENTAMENTO MODELO 2- CEL- 9419-3368
SECRETÁRIO: TIAGO AMÉRICO
CONSELHO DIRETIVO: NIVÂNIA FRIZON- COORDENADORA DO MINISTÉRIO DA PESCA- GRANDE LÍDER DA REFORMA AGRARIA 9157-7829 TIM-9682-3630 EMAIL- livania.arco@hotmail.com
COORDENADOR DE PRODUÇÃO: DAMIÃO- PRESIDENTE DO ARCO- MORADOR DO ASSENTAMENTO CANUDO CEL:9695-2380
VICE-PRESIDENTE DO ARCO-SEBASTIÃO NUNES DA-  CRUZ- MORADOR DA COMUNIDADE BEBIDA VELHACEL: 9180-8089
COORDENADOR DOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA- DEUSIMAR BRASIL-PROFESSOR DA UFRN


 A cooperativa está bem assistida, uma vez que o lucro da produção é dividido entre os cooperados, quanto aos não cooperados,
PLANTIOS DE BANANEIRAS- Professor Deusimar Brasil

PLANITO DE MACAXEIRAS E BATATAS




 Os tanques tem 23 m de largura E 75 m de cumprimento- 1.725 m de área quadrada.
Os agricultores familiares podem ter acesso ao Pnae por meio de chamadas públicas divulgadas por estados e municípios. As chamadas para a compra dos alimentos tem um prazo de 20 dias. Durante esse período, o produtor interessado deve mandar a sua proposta e aguardar o resultado.

PROVANDO A DELICIOSA TILÁPIA  COZIDA 


 E A TILÁPIA FRITA , PREPARADA POR LIVÂNIA
ALMOÇO APETITOSO  TUDO PRODUZIDO PELOS AGRICULTORES FAMILIARES A MACAXEIRA BEM NOVINHA E DELICIOSA, A BANANA COLHIDA NA HORA BEM DOCINHA, EITA PIRÃO BOM! RESTA SÓ SAUDADES PARA VOLTAR LÁ NOVAMENTE  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça um comentario construtivo que venha a edificar