A Diretora da 4ª DRAE: Josane visitou a EMATER na cidade de Touros RN para certificar-se dos agricultores que estão com suas DAPS ativadas para oferecerem as escolas do estado seus produtos na aquisição dos 30% da agricultura familiar.
Para que seja fornecedor, a família deve ser identificada pela DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) no casos de grupos formais(organizações é necessária a DAP jurídica da organização. Em caso de grupos informais(grupo de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais), é necessária a DAP Física de cada família fornecedora.
A diretora 4ª DRAE também articulou junto com a EMATER que fossem realizado os cadastro das escolas do estado para adquirirem produtos da compra direta assim melhorando a qualidade da alimentação.
Considerando que os produtos de origem animal para serem comercializados pelos agricultores no próprio território tem-se o selo de Inspeção Municipal(SIM) e para que se comercialize em seu respectivo estado devem ter o selo de inspeção estadual (SIE), procuramos o secretário de agricultura para saber se existe o interesse do município em adquirir essa certificação e assim oferecer aos agricultores condições para o fornecer seus produtos. Como é o caso também da polpa de fruta que necessita de serem registrados no serviço de Inspeção Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA. Com esse registro podem ser comercializadas em todo território nacional. A meta da 4ª DRAE e que as escolas que fazem parte de sua jurisdição alcance a meta dos 30% de compra da agricultura familiar.
O secretário nos falou que era de interesse do município de Touros e que no ano de 2014 houve uma reunião com vários prefeitos da região; Pureza,Rio do Fogo, Parazinho e mais outros para juntos fazer essa adesão através de consorcio visto que o custo é alto para adquirir os certificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário