AMO A DEUS ACIMA DE TUDO

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Milho pra que te quero milho

O milho é um dos produtos agrícolas mais consumidos no mundo, pode ser usado na fabricação de : óleos, tintas, papeis, sorvetes, cosméticos, refrescos, medicamentos, alcoóis.Existe cerca de 400 tipos de milho, observe as variedades de cores e tamanhos ,esses são os mais comuns(foto). A passagem do milho silvestre para o cultivado começou a 7 mil anos atrás. Do México foi levado à América Central e a do Sul. Rico em carboidratos,sais minerais,fosfato de cálcio e vitaminas do complexo B, é a mais importante fonte de energia e é cultivado em quase todos os países. Na Itália é conhecido na polenta, Portugal e Espanha no preparo de broas, caldos, farinhas e pães , os nossos indígenas aproveitavam o milho para comer as espigas assadas ou preparando espécie de vinhos consumido nas épocas de festas. Fonte-Projeto Araribá-livro de História Ed Moderna p.68

Um comentário:

Carlos Rebola disse...

Josane
Obrigado por ter visitado o meu sítio, para saborear a "minha" broa de milho, o seu post é um bom complemento para melhor conhecimento desta planta maravilhosa introduzida na Europa pelos portugueses no século XVI, é mesmo os europeus que viveram antes não saborearam a gostosa broa.
Actualmente do milho (amido) também se fabrica plástico, amigo do ambiente, biodegradável.
Na minha região cultiva-se milho. nomeadamente nos campos das margens do rio Mondego a jusante de Coimbra, nesta altura do ano, quando as espigas (maçarocas) do milho estão a maturar, com os grãos bem tenros, costumamos grelhá-los no carvão e são uma delícia, saboreados em convívio. ao jeito de churrasco. Talvez este hábito, seja resultado, do contacto com os indígenas das terras de Vera Cruz.

Beijos
Carlos Rebola