segunda-feira, 29 de junho de 2009

Milho pra que te quero milho

O milho é um dos produtos agrícolas mais consumidos no mundo, pode ser usado na fabricação de : óleos, tintas, papeis, sorvetes, cosméticos, refrescos, medicamentos, alcoóis.Existe cerca de 400 tipos de milho, observe as variedades de cores e tamanhos ,esses são os mais comuns(foto). A passagem do milho silvestre para o cultivado começou a 7 mil anos atrás. Do México foi levado à América Central e a do Sul. Rico em carboidratos,sais minerais,fosfato de cálcio e vitaminas do complexo B, é a mais importante fonte de energia e é cultivado em quase todos os países. Na Itália é conhecido na polenta, Portugal e Espanha no preparo de broas, caldos, farinhas e pães , os nossos indígenas aproveitavam o milho para comer as espigas assadas ou preparando espécie de vinhos consumido nas épocas de festas. Fonte-Projeto Araribá-livro de História Ed Moderna p.68

Um comentário:

  1. Josane
    Obrigado por ter visitado o meu sítio, para saborear a "minha" broa de milho, o seu post é um bom complemento para melhor conhecimento desta planta maravilhosa introduzida na Europa pelos portugueses no século XVI, é mesmo os europeus que viveram antes não saborearam a gostosa broa.
    Actualmente do milho (amido) também se fabrica plástico, amigo do ambiente, biodegradável.
    Na minha região cultiva-se milho. nomeadamente nos campos das margens do rio Mondego a jusante de Coimbra, nesta altura do ano, quando as espigas (maçarocas) do milho estão a maturar, com os grãos bem tenros, costumamos grelhá-los no carvão e são uma delícia, saboreados em convívio. ao jeito de churrasco. Talvez este hábito, seja resultado, do contacto com os indígenas das terras de Vera Cruz.

    Beijos
    Carlos Rebola

    ResponderExcluir

faça um comentario construtivo que venha a edificar