AMO A DEUS ACIMA DE TUDO

quinta-feira, 16 de julho de 2015

INSPEÇÃO MUNICIPAL(SIM) DO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA


DIRETORA DA 4ª DRAE 
COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE-1º DAMA  E  A ASSISTENTE SOCIAL
 FOMOS BEM RECEBIDAS 

                       FEIRA DA AGRICULTURA- AFONSO BEZERRA RN
                        DIRETORA DA 4ª DRAE COM A EQUIPE
                        A AGRICULTURA FAMILIAR

                             PRODUTOR DE MEL

A FEIRA TEM GRANDE VARIEDADE; FRUTAS, VERDURAS, COMIDAS TIPICAS E MEL

                       AS AGRICULTORAS TAMBÉM FABRICAM DOCES




 4ª  DRAE EM CONVERSA COM A EQUIPE DO SIM E SECRETÁRIO DE
AGRICULTURA- JOSE NETO, VETERINÁRIO E TÉCNICO DE INSPEÇÃO DO SIM
  NO MUNICÍPIO DE  AFONSO BEZERRA
SACOLA PADRONIZADA" BALAIO" COM OS PRODUTOS  VENDIDOS
NA FEIRA DA AGRICULTURA

                            SELO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL



No dia 27 de abril de 2015, a equipe da 4ª DRAE, realizou uma viagem ao município de Afonso Bezerra R/N para conhecer o Serviço de Inspeção de Municipal (SIM) recentemente implantado. A 4ª DRAE  não tinha conhecimento da existência deste SIM achou por bem conhecer de perto as condições de funcionamento. Sentindo a necessidade de orientar , incentivar e alavancar a compra  de alimentos oriundos da agricultura familiar por parte das escolas estaduais circunscritas à 8ª DIRED – Angicos ao agricultor familiar desta região.

 Considerando as duvidas dos gestores sobre se poderiam ou não comprar esses alimentos principalmente os de origem animal, como : carne, queijo, ovos, mel e doces, visto que necessitam o certificado de inspeção sanitária(federal,estadual ou municipal).

 Visitamos a secretária de saúde ( foto 1)  e a feira da agricultura ( foto 2)  para verificar o espaço de comercialização onde o agricultor comercializa seus produtos e aproveitamos e conversamos com o secretário de agricultura o sr. Jose Neto onde nos foi apresentada toda a equipe do SIM. 

Sairmos satisfeitos mas preocupados por saber que até o momento só o município de Afonso Bezerra tomou essa iniciativa e que os agricultores  que abatem o seu gado não tem autorização para comercializar seus produtos nos municípios vizinhos por não terem a certificação estadual - SIE. 

 Também constatamos que só se cadastraram para inspeção cinco agricultores e nenhum recebeu autorização comercializar os produtos com o selo SIM-Afonso Bezerra (SIM-AB). Dessa forma, nenhum agricultor tem permissão para vender as escolas estaduais do próprio município

   Essa execução seria de grande importância para os agricultores e associações e  de grande relevância dessa politica em toda região.

Como não houve formação de consórcio  as escolas do estados ficam impedidas de comprar produtos com o SIM-AB. Após a realização desta visita pela DRAE foi enviado um comunicado reforçado a proibição para evitar dúvidas e aquisições de alimentos irregularmente pelas escolas.





Nenhum comentário: