domingo, 27 de fevereiro de 2011

Estrada de Ferro RN

Baixa Verde foi criado pela lei nº 697, de 29-10-1928(Juvenal Lamartine). O projeto do deputado Pedro Soares de Araujo Amorim em 19-10-1928, seu primeiro prefeito: João Severiano da Câmara, cidade por decreto nº 852,de 11-6 de 1935( interventor Mário Câmara) atualmente sua primeira rua: Sampaio Correia onde foi inaugurada a estação local da estrada de ferro em 12-10-1910.
A Estrada de Ferro Central do Rn começou em 1904, estudada pelo engenheiro Sampaio Correia. De Natal ia a Ceará-Mirim acompanhando o percurso desse rio, passando por açu, descendo pelo o vale do Caraú(Santana do Matos) até perto da povoação de S.Rafael, indo a Paraiba nas divisas dos municipios de Souza e Pombal alcançando o vale do rio Peixe afluente esquerdo do Piranhas, subindoa até o Ceará, onde a linha de penetração encontraria a estrada de ferro do Baturité. A estrada chegou a alcançar 381Km. As inaugurações foram:
Natal-2-6-1917
Igapó-13-6-1906
Estremoz-13-6-1906
Ceará-Mirim-13-6-1906( entre Esremoz e Ceará-Mirim,Massangana,15-2-1939)
Itapaçaroca-15-11-1907
Pitombeiras-15-11-1907
Taipu-15-11-1907
Melancias 8-9-1909
Baixa-Verde- 12-10-1910
Jardim-14-11-1913
Pedra Preta-14-11-1913
Lajes-4-7-1914
Cabugi-10-11-1939
Santa Cruz-26-9-1932
Fernando Pedroza(s.Romão)-26-09-1932
Oscar Nelson-17-6-1949(km 218)
Afonso Bezerra, no ramal de Lajes-Peddro Avelino-29-11-1950(km.43 do ramal).
( inf: história do RN-Luis Câmara Cascudo p.319)

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