COMUNICADO
A Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt, após o episódio de surto alimentar cujo acometeu, aproximadamente, 92 pessoas, recebeu a visita da equipe da Vigilância Sanitária (VISA) da III Unidade Regional de Saúde Pública (III URSAP). Este órgão dentro de suas atribuições e, perante as irregularidades da Unidade de Alimentação e Nutrição Escolar resolveu suspender a produção de alimentos por haver fragilidades que inviabilizavam a manipulação de alimentos.
Em posse deste relatório, a 4ª DRAE comprovou e entregou cópias de documentos (Manual de Boas Práticas, exames de saúde e certificados das capacitações dos manipuladores de alimentos), que foram considerados como ausentes no momento da visita da VISA, mas que já estavam disponíveis na Escola antes do surto. Juntamente a isto, foram entregues outros documentos solicitados no relatório, tais como laudos comprobatórios da potabilidade da água.
Como o prazo expedido pela VISA da III URSAP já havia expirado, ocorreu na manhã no dia 14 de julho do respectivo ano uma nova visita técnica da equipe à escola, acompanhada pela Diretora Josane Soares da Câmara e Nutricionista Gerlane Karine Bezerra Nogueira da 4ª DRAE, assim como o Diretor da Escola Ronaldo Rafael.
Naquele momento foram dadas orientações pela Nutricionista da 4ª DRAE ao Diretor, quanto à organização do espaço da cozinha. Vale salientar que a equipe da VISA concordou com as sugestões. Além disso, a equipe sugeriu outras mudanças básicas para que assim pudesse liberar de forma parcial por um prazo de 60 (sessenta) dias a cozinha da escola e, consequentemente produzir refeições. As sugestões dadas in loco pela Nutricionista da 4ª DRAE e equipe da VISA foram acatadas pela gestão da escola.
A 4ª DRAE, então, comunicou a Coordenadora Watsana Kleiba de Oliveira Franklin da Subcoordenadoria de Assistência ao Educando (SUASE) sobre tais orientações feitas durante a visita da VISA. Esta, por sua vez, marcou uma reunião com Subsecretário de Educação Marino Azevedo no dia 18 de julho com a presença da Diretora e Nutricionista da 4ª DRAE, a qual reportaram todos os fatos e necessidades paliativas da Unidade de Alimentação e Nutrição da Escola.
As providências foram tomadas e, durante os dias 11, 12, 14 e 15 de setembro uma equipe técnica da Secretaria de Educação esteve na escola fazendo os ajustes solicitados pela VISA. Tudo isto foi acompanhado pela Nutricionista e Diretora da 4ª DRAE.
A alimentação escolar (lanche matutino, almoço, lanche vespertino) da escola de tempo integral deverá voltar a ser fornecida na próxima semana.
A DIRETORA DA 4ª DRAE: JOSANE COM A NUTRICIONISTA: GERLANE JUNTO COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS BITTENCOURT

MOMENTOS DE MUITA ALEGRIA PELA REALIZAÇÃO DE MEDIDAS PALIATIVAS PARA A LIBERAÇÃO DA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO

EQUIPE DA 4ª DRAE COM OS ALUNOS NA COZINHA MOSTRANDO AS REFORMAS QUE ESTAVAM SENDO REALIZADAS
O CARRO DA 4ª DRAE CHEGANDO COM OS EQUIPAMENTOS

LUMINÁRIAS COM PROTEÇÃO CONTRA EXPLOSÃO OU QUEDAS ACIDENTAIS
MATERIAL SENDO ENTREGUE NA ESCOLA NA PRESENÇA DOS ALUNOS
LIXEIRA COM PEDAIS
PARTE DO MATERIAL TRAZIDO PELA 4ª DRAE
LAVATÓRIO EXCLUSIVO PARA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS
PORTA SABONETE LIQUIDO E O PORTA PAPEL TOALHA
COIFA INSTALADA- ESTE EQUIPAMENTO SERVIRÁ PARA SUGAR TODO O VAPOR ORIUNDO DO FOGÃO DURANTE COCÇÃO DOS ALIMENTOS
INSTALANDO EXAUSTOR

O ELETRICISTA DA EQUIPE DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO INSTALANDO AS LUMINÁRIAS


SALA AO LADO DA COZINHA FOI DESOCUPADA PARA SER COLOCADO OS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO


LIQUIDIFICADOR, FOGÃO


E PRATELEIRAS SENDO RESTAURADOS
INSTALAÇÃO DAS TELAS MILIMÉTRICAS NAS ABERTURAS DA UNIDADE DA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
ENQUANTO PROVIDENCIAVA OS AJUSTES PALIATIVOS ERAM FORNECIDO UMA DAS REFEIÇÕES (ALMOÇO) AOS ALUNO PELO RESTAURANTE POPULAR
A 4ª DRAE ( DIRETORA E NUTRICIONISTA) FREQUENTEMENTE ACOMPANHAVA O FORNECIMENTO DA REFEIÇÃO AOS ALUNOS NO RESTAURANTE POPULAR COM O AUXILIO DA NUTRICIONISTA DO RESTAURANTE

OS ALUNOS SENDO ACOMPANHADOS PELO GESTOR E 4ª DRAE

ALUNOS AGUARDANDO SEREM SERVIDOS
ALUNOS SENDO SERVIDOS POR FRUTAS TENDO EM VISTA QUE A COZINHA DA ESCOLA ESTAVA PARCIALMENTE INTERDITADA IMPOSSIBILITANDO A MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS


MERENDA SENDO DISTRIBUÍDA AO OLHAR ATENTO DA NUTRICIONISTA
OUTRA OPÇÃO DE ALIMENTAÇÃO FORNECIDAS AOS ALUNOS: SUCO DE FRUTAS E BISCOITOS

XXs pela VISA. Tudo isto foi acompanha
do pela
Nenhum comentário:
Postar um comentário